Pauderney comemora aprovação da Anvisa para tratar atrofia rara | Coluna Aconteceu - Marcelo Guerra

Pauderney comemora aprovação da Anvisa para tratar atrofia rara

28/08/2017 às 18h08

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o registro do medicamento Spinraza, nesta segunda-feira, 28 de agosto, essencial para o tratamento de pacientes com atrofia muscular espinhal, uma doença degenerativa de origem genética.
O deputado federal Pauderney Avelino (Democratas) comemorou a medida da Anvisa, pois acompanhou o processo de registro do medicamento. "Quando fui procurado pela associação, fizemos uma reunião no Ministério da Saúde e agora as famílias já podem contar com a produção deste medicamento, no Brasil", afirma Pauderney.

Pauderney articulou uma reunião com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marcos Fireman, em abril deste ano, para produzir este medicamento. Participaram do encontro a presidente da Associação Brasileira de Amiotrofia Espinhal, Fátima Braga, e representantes do laboratório que produz o medicamento Spinraza, que ajuda a produzir uma proteína que consegue promover melhoras variáveis nos pacientes, podendo até permitir uma mobilidade quase completa. O processo foi tratado como prioridade pelo Ministério da Saúde.

A AME afeta um em cada 10 mil bebês nascidos e é responsável pela degeneração de neurônios motores da coluna vertebral. A atrofia ataca o sistema nervoso de maneira que o paciente fica impossibilitado de mover ou respirar. Nos casos mais agressivos, pode levar a morte de crianças antes de 3 anos de idade. O único medicamento da doença é produzido e comercializado nos Estados Unidos e o custo anual de tratamento pode chegar a R$ 3 milhões, entre o próprio remédio e a entrada e os impostos de entrada no Brasil.
"As famílias que sofrem com a doença poderão economizar com o medicamento nacional e o próximo passo é tentar disponibilizá-lo pelo SUS", conclui Pauderney.

Murilo Monteiro/Assessoria

Leia mais


22/02/2018 - 16:22
O superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, recebeu, nessa quarta-feira (21), na sala de Gabinete da autarquia, o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, acompanhado do economista, Gustavo Aragão...
21/02/2018 - 18:36
Em busca da solução dos problemas ligados à educação no estado do Amazonas, vinte e três prefeitos do interior estiveram reunidos, nesta quarta-feira (21), com o presidente do Fundo Nacional de...
20/02/2018 - 23:28
A diretoria da Associação da Indicação Geográfica juntamente com o Conselho regulador realizaram a primeira reunião com os produtores na comunidade menino Deus do Limão Grande.
09/02/2018 - 14:05
Os moradores indígenas das comunidades de Umariaçú I e II, quem tem entre si como sua principal interligação a Rua 15 de Agosto, puderam ver no dia de hoje, 09/02, o início dos trabalhos de...
07/02/2018 - 20:49
O presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma), Galdino Alencar, visitou hoje o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) em busca de apoio para o setor.

Coluna Aconteceu - Portal do Holanda