Pauderney considera "um exagero" fundo de financiamento de campanha | Coluna Aconteceu - Marcelo Guerra

Pauderney considera "um exagero" fundo de financiamento de campanha

16/08/2017 às 17h08

O deputado federal Pauderney Avelino (Democratas) considerou um exagero o fundo de R$ 3,6 bilhões que a Comissão da Reforma Política aprovou para financiamento de campanhas eleitorais. "Nós temos é que reduzir o custo da campanha. Não podemos ficar a campanha toda custeada por recursos públicos,", afirmou o parlamentar.

Para Pauderney, é necessário votar a reforma política e mudar o sistema eleitoral atual, que considera muito caro aos cofres públicos. Segundo o democrata, o modelo Distritão, proposto para 2018, pode ser um sistema a ser utilizado como ponte para 2022, em que se pretende implantar o Distrital Misto.

No modelo atual a eleição é proporcional, pois considera os votos dos candidatos e os votos para partidos e coligações. Desta maneira, siglas com mais votos ganham mais vagas na Câmara. "O sistema proporcional, onde você precisa ter candidatos para fazer quociente eleitoral, é um modelo caro, onde você vai precisar de vários candidatos para fazer isso", afirma.

Com o modelo Distritão aprovado pela comissão para 2018, são eleitos os deputados e vereadores mais votados em cada estado ou município, independente dos partidos. "No Brasil, as pessoas votam em pessoas, não em partidos", afirma Pauderney.
O político ainda lembrou o fim do financiamento de empresas para campanhas eleitorais e que ainda é permitida doações por pessoa física. "Pode-se fazer também com recursos de pessoas físicas. É fato que o Brasil não tem a cultura de termos doações de pessoas físicas para custear campanhas eleitorais, mas temos que reduzir o custo da campanha", conclui.
A matéria segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados e no Senado em setembro.

Leia mais


22/02/2018 - 16:22
O superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, recebeu, nessa quarta-feira (21), na sala de Gabinete da autarquia, o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, acompanhado do economista, Gustavo Aragão...
21/02/2018 - 18:36
Em busca da solução dos problemas ligados à educação no estado do Amazonas, vinte e três prefeitos do interior estiveram reunidos, nesta quarta-feira (21), com o presidente do Fundo Nacional de...
20/02/2018 - 23:28
A diretoria da Associação da Indicação Geográfica juntamente com o Conselho regulador realizaram a primeira reunião com os produtores na comunidade menino Deus do Limão Grande.
09/02/2018 - 14:05
Os moradores indígenas das comunidades de Umariaçú I e II, quem tem entre si como sua principal interligação a Rua 15 de Agosto, puderam ver no dia de hoje, 09/02, o início dos trabalhos de...
07/02/2018 - 20:49
O presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma), Galdino Alencar, visitou hoje o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) em busca de apoio para o setor.

Coluna Aconteceu - Portal do Holanda