IMG_0318.JPG
Sem categoria

Prefeitura de Tabatinga capacita agricultores e pescadores oferecendo cursos

Com o objetivo de capacitar e oferecer maiores conhecimentos que possam ser postos em prática em Tabatinga e suas comunidades, a prefeitura municipal deu início a cursos de Piscicultura e Cultivo e Processamento de Mandioca. A formação acontece inicialmente na comunidade Maria Ezaltina, na zona rural de Tabatinga.

O conteúdo programático do curso envolve uma série de temas relacionados à cadeia produtiva da piscicultura e da mandioca, a exemplo dos sistemas de produção da agricultura familiar; sistemas tradicionais de cultivo; rede de multiplicação de material propagativo; manejo e conservação do solo; melhoramento genético; identificação e manejo de doenças, além de combate às pragas e uso da manipueira (líquido extraído da mandioca durante a prensagem para a fabricação da farinha) na alimentação animal.

 “Essa capacitação é importante por estreitar a relação entre a Administração Municipal e o produtor rural. Os técnicos da Secretaria estão capacitando os ribeirinhos para  atendê-los da melhor forma”, observou o prefeito em exercício, Plínio Cruz (PHS).

Conferência Regional de Vigilância em Saúde do Alto Solimões

O evento, que acontecendo em Tabatinga, tem o objetivo de criar diretrizes da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde no âmbito da região.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Marlem Ferreira, esse primeiro debate traz discussões acerca da atuação dos órgãos de saúde, incluindo as esferas estadual e federal, para a análise de problemas recorrentes à prestação de serviços de saúde e a busca de soluções para minimizá-los com ações que promovam o atendimento médico público de qualidade.

“Somos apoiadores e entendemos que os temas que sustentam os dois dias de evento têm grande importância para os operadores da saúde pública. É o momento ideal para que as discussões possam levar a orientações sobre que medidas tomarmos para a melhoria do atendimento na ponta”, reforçou Marlem.

 

#header-bar { z-index: 3000; } body { font-size: 120%; }