IMG_1563.JPG
Sem categoria

Sidney cobra instalação de sistema de segurança em escolas públicas do Amazonas

O deputado estadual Sidney Leite cobrou, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta quarta-feira, 28, uma solução para a onda de roubos e furtos nas escolas públicas da capital e do interior do Estado. Os dados são alarmantes, só em Manaus, de junho do ano passado até este mês a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) registrou mais de 1.000 ocorrências dessa natureza em escolas públicas estaduais e municipais.

De acordo com o deputado, está mais do que na hora das secretarias de Educação e Segurança Pública tomarem providências em relação a violência nas escolas. “É inadmissível que as escolas, que são lugar onde nossas crianças, adolescentes e jovens vão para aprender seja alvo de violência como tem ocorrido ultimamente. Algo preciso ser feito, instalação de câmeras de segurança, vigilância, ou qualquer tecnologia que leve um pouco mais de paz para os gestores, professores, para os pais e os próprios alunos”, disse o deputado.

Apesar de os dados da SSP-AM considerarem apenas as ocorrências na capital, o mesmo problema também é recorrente no interior. O deputado, que também é presidente da Comissão de Educação da Aleam, relatou que em diversos municípios visitados por ele e pela equipe da comissão, a reclamação de roubos e furtos nas escolas é comum. “Em Novo Airão, uma escola estadual foi alvo de roubo e furtos oito vezes. Em Tefé, os pais e professores já fizeram até manifestação porque não aguentam mais essa sensação de insegurança”, alertou Sidney, ao reforçar que a secretaria de educação e secretaria de segurança devem imediatamente traçar um plano para coibir novos casos.