SUFRAMA finaliza participação no Salão Duas Rodas em São Paulo | Coluna Aconteceu - Marcelo Guerra

SUFRAMA finaliza participação no Salão Duas Rodas em São Paulo

19/11/2017 às 15h11

A SUFRAMA encerrou neste domingo (19) sua participação no Salão Duas Rodas 2017, que estava ocorrendo em São Paulo (SP), no Centro de Exposições São Paulo Expo, desde segunda-feira (13). A autarquia se despede do principal evento do segmento de motocicletas da América Latina com resultados e notícias promissoras, incluindo a potencial instalação de pelo menos duas novas marcas no setor de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) a médio e longo prazo e, ainda, a realização de mais de 50 contatos e reuniões executivas com empresários e investidores interessados em conhecer a atuação da SUFRAMA e os benefícios do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e de toda sua área de abrangência.

 

De acordo com o superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, duas marcas estrangeiras que estavam expondo no Salão Duas Rodas e ainda não têm fabricação no PIM conversaram com representantes da autarquia e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), durante o evento, para demonstrar o interesse em investir em unidades produtivas na Zona Franca de Manaus. “Esses anúncios, ainda que não sejam oficiais e não possamos revelar o nome das empresas por questão de sigilo, representam, sem dúvidas, uma das melhores notícias que poderíamos ter. Isso mostra que grandes empresas do mundo inteiro continuam apostando não somente na recuperação do mercado brasileiro, mas também na capacidade produtiva do Polo Industrial de Manaus. Vamos fazer de tudo para que esses investimentos sejam confirmados, mas essa sinalização de interesse já contribui bastante para reforçar nossas expectativas de crescimento para o setor a partir de 2018”, afirmou Tolentino.

O superintendente ressaltou ainda que a força do Polo de Duas Rodas da ZFM esteve em grande exposição no Salão, uma vez que estandes das diversas marcas já atuantes no PIM, tais como Honda, Yamaha, BMW, Ducati, Harley-Davidson, Triumph, Dafra, Suzuki e Kawasaki, entre outras, foram sucesso de visitação, com a exposição ao público em geral dos principais lançamentos e novidades do setor. Além disso, a mídia especializada também reconheceu novamente a qualidade dos produtos fabricados na ZFM. Na premiação “Moto do Ano”, organizada pela revista Duas Rodas, sete das dez categorias em disputa tiveram como vencedores modelos produzidos no PIM. “O setor de Duas Rodas do PIM concentra a produção de praticamente todas as marcas comercializadas no Brasil, então este evento, que é considerado o maior do segmento em toda a América Latina, demonstra de forma clara a qualidade produtiva da Zona Franca de Manaus para um público estimado em mais de 260 mil pessoas”, afirmou Tolentino.

Atendimentos empresariais

Outro resultado da presença da SUFRAMA no Salão Duas Rodas 2017 foram os mais de 50 contatos realizados com empresários, investidores e demais interessados que visitaram o estande da autarquia no evento. Os visitantes, de origem tanto nacional quanto estrangeira, foram atendidos por uma comitiva de servidores oriundos de diversas áreas técnicas da SUFRAMA, tais como Estudos Econômicos e Empresariais, Análise e Acompanhamento de Projetos Industriais, Comércio Exterior e Comunicação Social.

 

Os atendimentos buscaram esclarecer dúvidas principalmente sobre o funcionamento da autarquia e as vantagens e oportunidades de negócios no modelo Zona Franca de Manaus, incluindo incentivos do programa Zona Franca Verde (ZFV), da Amazônia Ocidental e das Áreas de Livre Comércio (ALCs). Entre os atendimentos, destaque para fabricantes de partes e peças para o segmento de Duas Rodas visando estabelecer parcerias no PIM; empresas que comercializam motopeças e têm interesse em efetivar negócios nas ALCs de Macapá e Santana, no Amapá, Guajará-Mirim, em Rondônia, e Brasileia/Epitaciolândia, no Acre; e, ainda, visitas institucionais e assuntos variados, tais como empresários interessados em conhecer os incentivos do segmento farmacêutico da ZFM.

Avaliação

“A participação da SUFRAMA no Salão Duas Rodas 2017 abriu oportunidades e gerou muitos cenários favoráveis. Queremos agradecer imensamente à Abraciclo, que nos convidou e nos deu todas as condições para estarmos presentes neste evento, o qual representou mais um ponto alto da programação comemorativa aos 50 anos da autarquia e da Zona Franca de Manaus. Encerramos nossa participação com resultados e novidades realmente promissoras”, completou o superintendente Appio Tolentino.

 

Leia mais


17/12/2017 - 20:22
Os membros da Liga Independente de Futebol do Núcleo 24 se reuniram no sábado (16) no bairro Cidade Nova para definir a nova diretoria que comandará a entidade pelos próximos dois anos. A votação foi...
17/12/2017 - 20:22
Os membros da Liga Independente de Futebol do Núcleo 23 se reuniram no sábado (16) no bairro Cidade Nova para definir a nova diretoria que comandará a entidade pelos próximos dois anos. A votação foi...
16/12/2017 - 10:02
Estão avançados os trabalhos da Operação Emergencial Tapa-Buracos em Maués, iniciados no último dia 7 de dezembro nas principais vias da sede do município.
12/12/2017 - 21:11
O governador Amazonino Mendes viajou, nesta terça-feira (12/12), aos municípios de Manicoré e Humaitá (a 332 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente) para a entrega de Licenças de Operação...
11/12/2017 - 18:28
Com o objetivo de divulgar os incentivos fiscais disponíveis no âmbito da Amazônia Ocidental, uma equipe técnica da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) está em missão institucional no...

Coluna Aconteceu - Portal do Holanda