A2CC36A1-3E73-45B3-A768-34EBA2307CBF.jpeg
Artigos

Tabatinga recebe o projeto “Todos pelo Esporte” da Sejel

O município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus) foi o segundo contemplado com o projeto “Todos pelo Esporte”. O lançamento foi feito n última sexta-feira (07/04),  no auditório do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB). O projeto é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O projeto, que disponibiliza bolsas a finalistas de Licenciatura em Educação Física, visa promover atividades esportivas e recreativas, três vezes por semana, nas escolas da rede pública estadual, e nos espaços de apoio sócio-familiar, entre outros, sob a coordenação de professores de graduação da UEA.

O coordenador de qualidade da CESTB, Sebastião Rocha, reforçou aos pais a importância do projeto. “O esporte é primordial para o aprimoramento do indivíduo. Ministro aula no curso de Pedagogia e um dos males que assola a educação, principalmente em crianças, é a dislexia, que é um déficit no aprendizado, e verificamos que as atividades desportivas contribuem e muito no equilíbrio do desenvolvimento da criança e do jovem para minimizar os problemas no aprendizado e garantir que ele possa ser um cidadão de bem, com responsabilidade, respeito e, acima de tudo, capacitação para a vida e para a qualificação por meio da educação e do esporte”, explicou.

O estagiário Rossy Mendes, um dos escolhidos para integrar o projeto, irá desempenhar suas atividades na comunidade indígena de Umariaçu 2, que possui cerca de cinco mil habitantes, exclusivamente indígenas. “Estou muito contente por ter sido escolhido e sei que poderei ajudar minha comunidade, até porque também sou indígena. Lá, há muita carência no que se refere à prática esportiva e, por meio desse projeto, as crianças e jovens poderão familiarizar-se com outros esportes, além do que é comumente praticado, o futebol, e quem sabe, tornarem-se referência para o desporto no Estado”, afirmou.

Inscrição – A tabatinguense Lita Díaz levou seus filhos Jean, de 12 anos, e Lucas, de seis anos, para serem inscritos do projeto “Todos pelo Amazonas”. É muito importante que eles participem, ainda mais por conta da situação de risco aqui na fronteira. Além disso, é uma forma deles aprenderam um esporte e estar em um ambiente seguro”, disse.

Jean contou que está animado e quer começar logo as atividades. “Eu e meu irmão queremos jogar futebol e aprender outros esportes. Vai ser muito legal”, explicou.

 Inclusão – O secretário executivo da Sejel, Raiderson Araújo,  falou da importância do projeto para o Interior. “O Governo do Amazonas fará tudo o que estiver ao seu alcance para que cada vez mais municípios possam ser contemplados com ações e projetos que estimulam a prática esportiva, a juventude e o lazer como um todo. Sabemos que nosso Estado tem muitos talentos e essa iniciativa vai, com certeza, fomentar e dar visibilidade à crianças e jovens que amam o esporte”, afirmou.

#header-bar { z-index: 3000; } body { font-size: 120%; }