Sem categoria

Do discurso à pratica em 1986

3a feira capa frente.png

 

Na tarde do dia 17/11/1986, uma segunda-feira, Amazonino Mendes, certo de sua vitória – no que seria seu primeiro mandato como governador do Amazonas (ainda se elegeria mais duas vezes) -, concedeu sua primeira entrevista coletiva no sobrado do Palácio Rio Negro sob o olhar de seu mentor, Gilberto Mestrinho. 

“Vamos mudar a economia do interior. O Estado será dividido em sub regiöes. Irei criar o Instituto Superior de Estudos do Amazonas, será um espécie de Conselho de Notáveis que reunirá intelectuais de todas as matizes, independente de seus posicionamentos. Esta será a primeira tentativa de estudar a economia, o social e a técnica cientifica próprios da regiäo amazonica”, disse Amazonino na época. 

ZONA FRANCA E O EMBRIÃO DA UEA 

“A respeito da zona franca de Manaus, será necessário implementá-la criando fábricas de componentes e de projetos para a iniciativa privada, a fim de atrair recursos para o seu pleno desenvolvimento. Temos de criar uma identidade regional pois a nossa Universidade do Amazonas tem que ter outro direcionamento. Nao se pode admitir que a Universidade do Amazonas tenha um curriculum igual como das outras universidades brasileiras. O curriculum de nossa universidade tem que ser direcionado para nossas caracteristicas para podermos dar o primeiro passo para o grande desenvolvimento do nosso Estado”. 

 

ERA 1986.

Marcelo Guerra / Jornalista MTB 492/AM – MBA Administração Pública
E mail: marceloguerra1@hotmail.com