Municípios

Em Anori, Sidney Leite conversa com produtores de açaí

O município está entre os 10 do Amazonas que mais produzem a tradicional bebida

Com o objetivo de aprimorar a produção de açaí no município de Anori (distante cerca de 195km da capital amazonense), o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) reuniu-se com lideranças e produtores locais. Representando o município de Manacapuru, o prefeito Beto D’Ângelo e a vice-prefeita Valcileia Maciel também marcaram presença.

Símbolo da cultura amazonense, o açaí é produzido em larga escala no município de Anori. De acordo com o produtor José Maria, o município produz cerca de 130 mil sacas de açaí por ano, enquanto que, cada saca faz 40 litros do chamado “Ouro Negro”.

Com os produtores da principal fonte de renda do município, Sidney Leite falou sobre a possibilidade da aquisição de uma Patrulha Mecanizada para Anori. O parlamentar já garantiu patrulhas para os municípios de Humaitá e Nova Olinda do Norte, que já estão em funcionamento, sendo usufruídas pela população.


“Viemos hoje em Anori, para que, em conjunto, construirmos um caminho que aumente a produção desse símbolo do nosso Amazonas. A agricultura do açaí tem uma cadeia produtiva muito extensa, gerando emprego e renda para a cidade. Aqui, queremos possibilitar uma Patrulha Mecanizada, do mesmo jeito que fiz em Nova Olinda do Norte e em Humaitá. A patrulha é uma das alternativas, que junto dos agricultores, vamos lutar para implementar.” salientou Sidney.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Anori está entre os 10 municípios do estado do Amazonas que mais produzem açaí. O instituto também afirma que cada amazonense consome, em média, cerca de 10 litros de açaí por ano.

+++++++

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.