Municípios

Em Manacapuru, solenidade de abertura do Ano Escolar reúne profissionais da educação e alunos

_Evento também contou com a presença do deputado federal Sidney Leite; avanços na educação foram tema_

A tarde desta quarta-feira (16) foi marcada pela solenidade de abertura do Ano Escolar de Manacapuru. Profissionais da educação e alunos estiveram na presença de comitiva formada pelo deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), o prefeito e vice-prefeita de Manacapuru, Beto D’Ângelo e Valcileia Flores, o secretário de educação do município, Raimundo Conde, vereadores e demais secretários.Nos últimos anos, o município de Manacapuru tem galgado posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).De acordo com o secretário de educação, Raimundo Conde, o avanço na qualidade da educação pode ser visto no aumento do número de estudantes matriculados na rede municipal de ensino.“Até pouco tempo atrás, tínhamos 13 mil alunos matriculados na rede municipal. Hoje, temos 18 mil, com meta de bater 20. Isso também representa a diminuição da evasão escolar, o que nos deixa muito satisfeitos.”, afirmou.Único parlamentar do Amazonas a participar das discussões do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), o deputado federal Sidney Leite falou sobre o reajuste que o valor proporcionou aos professores de Manacapuru.

“Eu costumo dizer que abono para os profissionais não é suficiente. O reajuste e aumento dos salários é essencial, e isso o Beto D’Ângelo fez aqui. O profissional da educação merece ser reconhecido e valorizado, me sinto muito honrado de ter ajudado nesse cenário com a luta lá em Brasília.” discursou Sidney.Além da valorização dos profissionais que fazem a educação, Manacapuru também tem avançado na infraestrutura de suas escolas. Destaca-se as construções das escolas em áreas de várzea, que agora não precisarão interromper suas atividades quando o rio encher.“Estamos trabalhando para possibilitar o melhor para o nosso aluno. Estamos trabalhando para mostrar que é possível construir, que basta querer e ter compromisso. A educação de Manacapuru está dando um salto.”, segundo palavras do prefeito Beto D’Ângelo.Faculdade de MedicinaOutro avanço importante na educação de Manacapuru é a Faculdade de Medicina de Manacapuru, que hoje recebeu do Ministério da Educação a “chancela” para iniciar suas atividades. Em portaria publicada, o início das aulas agora têm uma data.

Com o vestibular previsto para maio deste ano, o início das aulas começará em agosto.“Eu entrei na vida pública por causa da educação. Para lutar por melhorias na minha escola, lá em Maués. Décadas depois, tenho a felicidade de ver o município de Manacapuru evoluindo dessa maneira. Esse centro de estudo será importantíssimo para o povo da Princesa do Solimões. Vitória para Manacapuru, vitória para o Amazonas. Continuemos na luta.”, finalizou Sidney Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.