Artigos

EXCLUSIVO – Temer escolhe Rossieli Soares para ministro da Educação

ros.jpg

Em continuidade à reforma ministerial, o presidente Michel Temer decidiu nesta quarta-feira (4) que Rossieli Soares da Silva, substituirá Mendonça Filho no Ministério da Educação.

Rossieli ocupa atualmente a secretaria de educação básica do MEC. Ele já foi secretário de Educação do Estado do Amazonas.

A definição foi tomada durante reunião de Mendonça com Temer na noite desta quarta. 

Inicialmente, Mendonça tentou emplacar na pasta a secretária-executiva Maria Helena de Castro, filiada ao PSDB. O nome, contudo, enfrentou resistência do presidente Michel Temer, já que o partido deixou a base aliada e não apoiará a candidatura do MDB à sucessão presidencial.

Com a negativa, a bancada do DEM ofereceu então o nome do deputado federal Carlos Melles (MG), que tinha o apoio do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

A cúpula do Democratas decidiu por fim evitar um nome que tivesse um carimbo de indicação política, por isso preferiu indicar um técnico para a pasta.

Mendonça deve deixar o MEC na sexta-feira (6), prazo máximo para que ocupantes de cargos no Executivo se desincompatibilizem para disputar eleições em outubro.

A posse de Rossieli está prevista para a próxima segunda-feira (9).

Temer também definiu nesta quarta-feira (4) que o secretário-executivo Alberto Beltrame substituirá Osmar Terra no comando do Ministério de Desenvolvimento Social.

O novo ministro, que tinha desde o início o apoio de Terra, tomará posse nesta quinta-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto.