Amazonas e Região

Marina Pandolfo inaugura Praça de Alimentação do complexo Praia da Liberdade, em Nhamundá

Sabendo da importância da valorização do turismo no município, a Prefeitura segue investindo nesse setor, para mostrar não só para a população mas também para os visitantes e turistas as potencialidades turísticas da cidade. Após anos sem recebe nenhuma reforma, a prefeita Marina Pandolfo, juntamente com o vice-prefeito Neto Carvalho, secretários e vereadores inauguraram na tarde desta sexta-feira (17/06), a nova praça de alimentação “Durcelina Pereira de Souza – Dona Alegria” do complexo da Praia da Liberdade. Toda a estrutura do antigo local foi ampliada e modernizada.

A Praça conta com 10 boxes, 4 banheiros, um palco alternativo, além de um espaço confortável para que os cessionários do boxes possam colocar mesas e cadeiras e proporcionar conforto e lazer aos nhamundaenses e visitantes, é mais um investimento da prefeitura que garante emprego, renda e incentiva o fortalecimento da economia.

“É uma honra muito grande estar aqui, na presença de todos vocês, da família da minha querida amiga alegria, prestigiando a entrega de mais uma obra de nosso município. É com imensa felicidade que estamos entregando essa praça de alimentação com o nome da minha amiga “Alegria”, acompanhei todo o tratamento, sofri junto com a família e a gente sabe o quanto foi difícil pra ela vivenciar todo aquele momento de dificuldade, essa homenagem é nossa forma de agradecer tudo que ela fez no município”, destacou a Prefeita Marina.

A permissionária de um dos quiosques diz que é uma satisfação ter um ambiente melhorado, moderno e apto para utilização dos serviços. “Está tudo muito lindo, todos reformados, agora é botar a mão na massa para funcionar”, completa dona Iza.

Ainda durante a cerimônia de inauguração, foram entregues às famílias assistidas pela Secretaria de Assistência Social (Semas) mais de 60 kits de higiene e limpeza, além de uma lancha com motor de popa para a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), 2 pulverizadores, 1 microscópio e um motor de luz, pela Secretaria de Saúde (Semsa).

Exposição fotográfica

Após a entrega da Praça de Alimentação, aconteceu no anfiteatro da Praia da Liberdade a abertura da exposição fotográfica “Hixkaryana: história e cultura indígena em Nhamundá”. A ação é uma forma de valorizar as origens ancestrais e os saberes de quem vive nas Aldeias do Alto Nhamundá e também visibilizar o povo que vive na Terra Indígena, localizada no município.

A exposição conta com fotos e artefatos que mostram um pouco da beleza, das formas de vida e da cultura material dos Hixkaryana e nasce de uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura junto ao Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Prêmio Amazonas Criativo, sob curadoria do professor Diego Omar (UEA).

Formação de Brigadistas Florestais

Finalizando a programação na Praia da Liberdade, o Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta no Estado do Amazonas (Profloram) formou 27 brigadistas, dos quais 20 que se destacaram serão contratados para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais.

O Curso foi ministrado por militares do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema, Prefeitura de Nhamundá, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Sedema e Banco Alemão de Desenvolvimento KfW.

O curso intensivo com duração de uma semana foi finalizado com a formatura dos Brigadistas. Os instrutores, Tenente BM Ronildo Ribeiro e o Subtenente BM Nélio Gomes, aplicaram aulas teóricas e práticas para que os brigadistas tivessem os conhecimentos e os meios necessários para uma efetiva resposta a um sinistro ambiental.

+++++++
Fotos: Adriano Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.