Artigos

No dia do Índio, prefeitura de Maués inaugura sete escolas no Marau

IMG_3795.jpg

O prefeito de Maués, Junior Leite, e o secretário municipal de Educação, João Libânio, entregaram nesta quinta-feira, 19, Dia do Índio, sete escolas na região indígena do Marau, em Maués. Agora, as comunidades de Nossa Senhora de Nazaré, e Vila Nova passam a atender 415 alunos com unidades reformadas, ampliadas e uma construída. As escolas entregues na tarde de hoje (19), atende uma reivindicação de 8 anos, da etnia Saterê Mawé.

Somando com as obras na zona rural, a atual gestão da prefeitura de Maués contabiliza, nos próximos dias, um total de 40 novas escolas e mais de 129 novas salas de aula, que oferecerão uma melhor estrutura de ensino para as crianças de Maués.

Na inauguração, o prefeito Junior Leite disse que essa era uma homenagem concreta ao Dia do Índio, muito mais importante que apenas cerimônias simbólicas. “Em todo o país se comemora o Dia do Índio, mas aqui estamos celebrando como deve ser feito, inaugurando uma escola que oferece todas as possibilidades de um ensino moderno, que prepare as pessoas de verdade, sem esquecer suas raízes”, enfatizou.

O prefeito lembrou que ficou muito sensibilizado ao ver as fotos da antiga escola, que não oferecia o mínimo de condições de levar educação às pessoas, e prontamente determinou a demolição da estrutura para construção de um novo espaço.“Construímos essa escola em tempo recorde com a ajuda da comunidade, levantamos do zero, e agora vai funcionar para valer, com salas organizadas  e toda estrutura necessária para oferecer melhoria de vida para essas crianças”, disse, orgulhoso, o prefeito.

O deputado estadual Sidney Leite, que acompanhou o prefeito na entrega das escolas, disse que “esse é um momento concreto e é, ao mesmo tempo, muito simbólico, porque estamos proporcionando a população indígena escolas de qualidade e que respeite a dignidade das crianças que aqui moram”, disse.