Municípios

Parintins esclarece sobre vacinas e confirma centro de reabilitação física, auditiva e intelectual

A instalação do centro visa fortalecer o sistema de saúde do município

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, esteve na última sexta-feira, 02, participando de mais uma reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Amazonas e Comissão Intergestora Bipartite, onde aconteceu a aprovação da proposta de habilitação do CER (Centro Especializado de Reabilitação: Física, Auditiva e Intelectual).Clerton Rodrigues esteve acompanhado da técnica da Secretaria de Saúde, Nara Koide. Segundo o titular da saúde de Parintins é mais uma proposta de governo do prefeito Bi Garcia sendo concretizada para fortalecer o Sistema Único de Saúde e viabilizar acesso à reabilitação física, auditiva e intelectual.

A reunião do Cosems e CIB aconteceu em Manaus com a presença de todos os secretários de saúde do estado e de representantes do Governo do Estado.

Vacinas

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação de Vigilância em Saúde, afirma veementemente que não foram aplicadas doses vencidas de vacinas contra Covid-19. Em reportagem da Folha de S. Paulo, o município consta como tendo 01 dose de vacina vencida aplicada.

O secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, e coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires destacam que cada frasco de vacina Astrazeneca vem com 05 doses de vacina, sendo assim impossível que apenas uma dose tenha sido aplicada nessas condições citadas pela publicação.

O que pode ter ocorrido é lançamento no Sistema Conect SUS diferente do dia da aplicação da dose.

A Prefeitura reitera a impossibilidade da aplicação de vacina vencida, lembrando que é feito de forma rigorosa o controle e acompanhamento dos lotes com as datas de vencimento dos imunizantes.

+++++++

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.