Saúde Informatizada

Prefeitura de Humaitá realiza entrega de tablets aos agentes de saúde do Distrito de Realidade

Ao todo, foram entregues sete tablets, um para cada agente comunitário. Os equipamentos serão utilizados, principalmente, para alimentação de dados no sistema e-SUS, ligado ao Ministério da Saúde, tornando os atendimentos à população mais ágeis e evitando a perda de informações

A prefeitura municipal de Humaitá(AM), através da secretaria de saúde, entregaram tablets aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS) do Distrito de Realidade para utilização no dia a dia de trabalho.

Todos os sete agentes receberam o equipamento que servirá como suporte para controle e anotações da produtividade. De acordo com a coordenação da atenção básica do município, Francielle Santiago, a medida irá somar para o melhor desempenho das atividades dos profissionais de saúde, que também estão recebendo treinamentos para acompanhar o projeto de informatização do Sistema de Saúde do Município.

A alimentação do sistema de controle de produtividade, da Unidade Básica de Saúde do distrito de Realidade, agora será em tempo real. Além dos tablets, a unidade conta com internet e uma rede de computadores interligadas à unidade central da Secretaria Municipal de Saúde.

A cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta terça-feira (22), contou com a presença do Prefeito, Dedei Lobo, o vice, Alexandre Perote, além do Presidente da Câmara, Manoel Domingos e os vereadores Ray Santos, Jorge André, Ubiratã, Sipa e Pacheco.

“Temos muito para avançar e o projeto de informatização das unidades de saúde, tanto da sede do município quanto da zona rural, irá contribuir e muito para o melhor desempenho e celeridade na alimentação do sistema ao ministério da saúde, com isso a chance de oferta de serviço com maior qualidade a população, se torna cada vez maior. Esse é mais um importante passo que estamos dando em favor da melhor qualidade de vida da nossa população”, disse Dedei Lobo.


Os equipamentos contém o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos ACS durante as visitas. Até então, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora, como os dados serão preenchidos e lançados apenas uma vez, a produtividade será aumentada, assim como a qualidade do atendimento – uma vez que os agentes, enfermeiros e médicos terão mais informações sobre o histórico dos pacientes.

Outro fator relevante da informatização dos dados é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes.

O prefeito Dedei Lobo, durante a entrega, parabenizou os agentes pelo trabalho desenvolvido e, principalmente, pelas inovações propostas pelos agentes. “Fico muito feliz de vê-los contribuindo para que a Saúde do município de desenvolva cada vez mais. Queria que vocês continuassem com essa visão, de inovar e melhorar o serviço. Que esse seja um ano de muito trabalho e muita motivação!”, disse.

A secretária de saúde Laura Patrícia parabenizou a equipe e ressaltou que o trabalho do  município está em conformidade com as exigências e orientações do Governo Federal. “Todo o sistema está em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde, que estabeleceu como metas a informatização da Saúde e o investimento no trabalho de prevenção, que é exatamente o trabalho dos agentes de saúde”, comentou a secretária.

+++++++

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.