Artigos

Secretaria de Pesca intensifica produção de alevinos em Benjamin Constant

thumbnail_Produção de alevinos em Benjamin Constant (Foto Joãocley Moraes) (2).jpg

A Prefeitura de Benjamin Constant através da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (SEMPAQ) iniciou nesta semana a reprodução de alevinos. Sob a orientação do técnico em piscicultura Élio Fernandes e coordenado pelo secretário municipal João Vieira (Negão), será feita a reprodução das espécies tambaqui (Colossoma macropomum), pirapitinga (Piaractus brachypomus), matrinxã (Brycon) e curimatã (Prochilodus lineatus). A produção destina-se aos piscicultores da cidade e região.

Nesta terça-feira, 29, deu-se o inicio do processo de reprodução com a seleção das matrizes de tambaqui, terapia hormonal, desova, processo de incubação e eclosão. Depois de todas estas etapas, os peixes foram transferidos para os tanques onde permanecerão por um período de 90 (noventa) dias. Após mais esta etapa, os alevinos serão distribuídos para os piscicultores cadastrados pela SEMPAQ – que mantem os cadastros atualizados.

A Secretaria de Pesca e Aquicultura disponibiliza técnicos para orientar, garantindo suporte aos piscicultores locais, serviço que facilita o manuseio e sucesso na produtividade dessa atividade que é uma vocação do município.

Entusiasmado, o secretário disse: “A produção de alevinos em grande escala volta depois de um longo período de cinco anos. A vontade do Prefeito David Bemerguy não é apenas povoar os tanques e açudes dos piscicultores da cidade e sim atender a região. Há um projeto em curto prazo para que em breve a reprodução de alevinos como tambaqui, pirapitinga, matrinxã e curimatã possam estar povoando os rios e lagos do município de Benjamin Constant e região”, afirmou Negão.