Municípios

Sidney Leite comparece em abertura da 1ª Copa Indígena Sateré-Mawé de futebol na região do Marau

A solenidade aconteceu na comunidade Vila Nova, no município de Maués

A 1ª Copa Indígena Sateré-Mawé de futebol na região do Marau teve início na manhã desta sexta-feira (01), no município de Maués. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e contou com o apoio do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM).

A solenidade de abertura aconteceu na comunidade Vila Nova, na região do Marau do município de Maués. Com 52 equipes, a competição vai se estender até o dia 20 de novembro, quando será conhecido o campeão nas categorias masculina e feminina.

A convite do prefeito de Maués, Junior Leite (PSC-AM), o deputado federal Sidney Leite compareceu e relembrou de quando foi prefeito do município: “Graças a Deus e a muito trabalho, pude fazer muito pelo Marau. Construí escolas de alvenaria por toda a região, instituí que elas trabalhariam com a língua nativa dos Sateré-Mawé e mandei os professores indígenas para a universidade. Hoje fico muito feliz em retornar e ver essa juventude engajada na competição saudável e no esporte.”

A região do Marau é uma dentre as 4 calhas de rio da localidade. Próximo aos rios Urupadi, Manjuru e Miriti, o Marau abriga diversas comunidades que têm sua população majoritariamente composta por indígenas da etnia Sateré-Mawé. Liderança local do povo Sateré-Mawé na Vila Nova, seu Antônio Tibúcio também esteve presente na festa e proferiu suas palavras:

“Nós queremos agradecer a presença do deputado Sidney Leite e da competição organizada pelo prefeito. Nossos jovens funcionam melhor assim, praticando esportes e vivendo em comunidade.”

Para as próximas edições, o deputado sugeriu que elas fossem complementadas com eventos culturais. “Podemos fazer exposições, desfiles de dança, atividades culturais do povo Sateré-Mawé. Essa grande festa pode ser ainda maior.” O prefeito de Maués, junto dos representantes da Sejel, acataram a sugestão.

+++++++

Contato Assessoria Manaus – Uplink
Rafael Valentim – (92) 98184-6844
Luiggi Bacelar – (92) 99220-190

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.