Municípios

Sidney Leite entrega patrulha mecanizada em Nova Olinda do Norte

O maquinário foi destinado a uma associação no Assentamento Paquequer, zona rural do município

Na manhã desta sexta-feira (10), a população do Assentamento Paquequer, em Nova Olinda do Norte, recebeu os equipamentos da patrulha mecanizada das mãos do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM). O maquinário foi disponibilizado através de emenda destinada pelo parlamentar, no valor de R$211 mil destinada ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O Assentamento Paquequer fica localizado na zona rural do município de Nova Olinda do Norte, e possui mais de 300 famílias assentadas, de acordo com seu Osório Dias, presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares Unidos (AFUV), que foi a benefiiada com as máquinas novas.

“Aqui, somos famílias de produtores agrícolas que vão se beneficiar muito com a patrulha mecanizada. A associação tem cerca de 40 associados, e esses 40 provêm o sustento de tantos outros. Vai fazer a diferença aqui na região, mais oportunidade de emprego e renda. Agradecemos ao deputado.”, enfatiza Osório.

A patrulha mecanizada é composta por trator, arador, calcariador, roçadeira, sucator e carroça. De acordo com Sidney Leite, os equipamentos possibilitam dinamicidade na produção.


“O trabalho que manualmente você faz em 3 ou 4 meses, com o trator você faz em um dia. Quem produz 7/8 toneladas de mandioca, pode beirar as 30 toneladas com o maquinário. Sem contar que a mandioca sai mais fácil na hora de descascar. No outro ano, você pode utilizar o mesmo solo. Fica aberta a possibilidade de alternar a produção, só vantagens. Mais dignidade e renda para o produtor familiar, que compõem boa parte do interior do nosso estado.” salienta o parlamentar.

Treinamento Especializado

A nova patrulha mecanizada demandou um treinamento especial para ser operada, explica o representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Vando Silva:

“Tivemos, com nossa equipe, que organizar um curso com 34 produtores do assentamento, para ensinarmos como operar com o trator. Agora, já temos um grupo na própria localidade que pode dar seguimento na produção.” afirma o servidor.

Sindicato presente na solenidade

Representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Olinda do Norte (STTR), a sindicalista Lília Miranda marcou presença no encontro.

De acordo com Lília, cerca de 9 mil pessoas moram nas zonas rurais do município, onde a produção agrícola significa uma parte considerável da engrenagem econômica.

“Nosso povo é um povo agricultor. Fico muito feliz com mais essa conquista. O Paquequer agora se junta a outras comunidades que também têm patrulha mecanizada. Já tínhamos na Estrada do Curupira, na Estrada do Fontineli e na Foz do Canumã. Agora aqui. Quero que essa realidade se expanda ainda mais, todos saem ganhando.” discursou a sindicalista.

Regularização de terra no Paquequer

O deputado Sidney Leite ainda se comprometeu em articular com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Amazonas, João Jornada, o início das tratativas para a regularização da terra dos assentados do Paquequer.

O parlamentar explica a importância. “Com a terra regularizada, o assentado tem direito a receber os fomentos e linhas de crédito do INCRA, que são bem vantajosas para quem quer trabalhar. Além do fato que, com os documentos corretos, a terra é sua por direito. Vamos avançar nesse assunto”, finalizou.

+++++++

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.