Municípios

Sidney Leite participa de sessão plenária na Câmara Municipal de Apuí

Energia elétrica, educação e economia foram os principais temas discutidos

O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) participou da sessão plenária da Câmara Municipal de Apuí desta sexta-feira (11). Na reunião, foram discutidas diversas demandas do município, como a questão elétrica, com a Amazonas Energia e o Luz para Todos, a educação com a obra da unidade da UEA em Apuí e economia.

De acordo com o vereador Bruno Morais, a situação elétrica de Apuí é precária. Com apagões rotineiros, os moradores reclamam ainda das cobranças indevidas.

O deputado Sidney Leite pediu a colaboração dos vereadores para organizar requerimentos de moradores e vereadores do município e levar os documentos até Brasília.

“É um absurdo. Peço aqui a união de todos, e levarei o necessário para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Amazonas Energia presta um serviço de péssima qualidade em todo o nosso estado. Minha cobrança é constante.” afirmou o parlamentar.

Em relação ao programa Luz para Todos, do Governo Federal, Sidney relembra que ele está em seus momentos finais. “O programa já se encerra nesse ano. Para substituí-lo, virá o Mais Luz para a Amazônia, onde na Comissão de Minas e Energia, do qual faço parte, já estou lutando para que ele chegue na maior quantidade de pessoas possíveis. No norte, existem mais de 1 milhão de amazônidas sem energia elétrica.”

*Educação*

Outro tópico de discussão foi a unidade de Apuí da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). As obras do complexo iniciaram-se em 2013 e em meados de 2015/2016, foi concluída. Contudo, ainda não há funcionamento letivo no local.

“Essa questão da UEA é muito complicada. Quando eu ainda era deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, já brigava por essa unidade. Já conversei com o reitor da faculdade e não consigo entender. Tem recurso para finalizar a obra e não termina.” declarou Sidney. Para o deputado, uma saída é a judicialização. “Eu vou fazer um requerimento e entrar na justiça com uma ação de obrigação de fazer. Temos que nos reunir em uma audiência no Tribunal de Contas do estado para entender isso. Vamos articular.”

Economia

Dr. Paulo, liderança comunitária no município, falou sobre a importância das estradas para a economia do município.

“É importante lembrar que Apuí não é banhada por rio, então o escoamento da produção se dá todo por malha viária. Elas são essenciais para a qualidade de vida do povo” desabafou Paulo em discurso.

Na última semana, Sidney Leite esteve em audiência pública com o Superintende do DNIT no Amazonas, Afonso Lins. O assunto do encontro foi justamente as estradas que melhoram o escoamento dos municípios do Amazonas.

“Aqui, temos como importantes a AM-174 e as BR’s 319 e 230. Hoje, elas estão em péssimo estado. O município de Apuí perde muitíssimo com esse isolamento. Continuarei pressionando os órgãos responsáveis para avançarmos na restauração dessas vias. Daqui, saímos com a ideia de articular uma audiência pública com o governador. Levaríamos lideranças e vereadores. É mostrando a realidade que conseguimos mudanças, podem contar comigo que farei o que estiver a meu alcance.” declarou Sidney.

Apuí conta com uma economia baseada principalmente na pecuária. Cerca de 200 mil cabeças de gado são criadas nas dependências do município.

+++++++

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.