Sem categoria

‘SUFRAMA nos Municípios’ detalha incentivos fiscais em Autazes

3588E703-B269-4836-8C9E-C33F4C8FFCE7.jpeg

O detalhamento dos benefícios fiscais administrados pela SUFRAMA em toda sua área de abrangência marcou o segundo e último dia de atividades do “SUFRAMA nos Municípios” em Autazes (AM), onde o projeto piloto de interiorização de desenvolvimento está sendo realizado de forma pioneira.

Nesta terça-feira (26), na sede da Grande Loja Maçônica do Amazonas em Autazes, técnicos da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), da Coordenação de Cadastro (Cocad) e da Coordenação de Análise Documental (Codoc) da autarquia proferiram palestras para dezenas de empresários e potenciais investidores do município explicando como eles podem utilizar os incentivos tributários em benefício de seus negócios e os procedimentos necessários para se cadastrar na SUFRAMA.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo superintendente Appio Tolentino; pelo prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante; pelo prefeito de Manaquiri, Jair Souto; pela vereadora Diana Guedes; pelo representante da classe empresarial de Autazes, Oscar Soares; e pelo gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Autazes, Maurício Roger.

“Com um simples cadastro na SUFRAMA, uma empresa tem acesso a várias isenções e abatimentos de impostos que ela pode usar para modernizar maquinário, reduzir seu custo, aumentar seu capital de giro e se tornar mais competitiva”, detalhou o superintendente Appio Tolentino, que lidera a comitiva da autarquia no município. 

Atualmente, Autazes tem apenas uma empresa com cadastro válido na SUFRAMA. A convite do prefeito Jair Souto, a próxima edição do “SUFRAMA nos Municípios” ocorrerá em Manaquiri, em data a ser confirmada.

Solene

O projeto “SUFRAMA nos Municípios” foi lançado oficialmente em sessão solene ocorrida na noite de segunda-feira, na sede da Câmara Municipal de Autazes.

O prefeito da cidade, Andreson Cavalcante, afirmou que considerava ser uma honra para Autazes ter sido escolhida para inaugurar o projeto e elogiou a iniciativa da autarquia de se reaproximar dos municípios do interior, priorizando projetos de diversificação da economia. 

O presidente da Câmara, Emilson Sales, destacou que esta era a primeira vez em que um superintendente da SUFRAMA visitava a cidade em caráter oficial. Outros vereadores também discursaram cumprimentando a autarquia pela iniciativa e manifestaram o desejo de que a parceria com a SUFRAMA possa ajudar Autazes a atrair empresas para explorar as jazidas de potássio localizadas no solo do município e também a utilizar o minério na fabricação de fertilizantes.

O superintendente Appio Tolentino ressaltou que a criação de projetos como o “SUFRAMA nos Municípios” foi idealizada pela autarquia em consequência da crise econômica, que demonstrou o quanto era perigoso para a região a extrema dependência do desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM). 

“Estamos priorizando projetos de diversificação econômica que estejam alicerçados nas vocações regionais”, explicou. Segundo Tolentino, o objetivo da autarquia em Autazes é apoiar, principalmente, os investimentos na pecuária e na cadeia de laticínios. “O sucesso do ‘SUFRAMA nos Municípios’ aqui em Autazes vai nos dar condições de replicá-lo em todos os outros municípios que estão na área de abrangência da autarquia”, ressaltou Tolentino.