Polo Industrial de Manaus

Suframa participa de abertura do BIF 22

O superintendente Algacir Polsin representou a Suframa na cerimônia oficial de abertura da 5ª edição do Fórum de Investimentos Brasil 2022 (BIF 22), nesta terça-feira (14), no World Trade Center, em São Paulo

Neste ano, a Autarquia conta com um estande virtual, por meio do qual apresenta oportunidades de negócios na área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) aos mais de seis mil inscritos no evento, considerado o de maior atração de investimentos estrangeiros da América Latina. “O evento propicia a intensificação de aproximações, por parte da Suframa, com agentes como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além de contatos diretos com potenciais investidores. Com isso, queremos criar uma conjuntura mais amigável para o ambiente de negócios na região”, explicou Polsin.
Como etapa preparatória para participar do BIF 22, dez servidores da Suframa realizaram curso de atração de investimentos, ministrado pela ApexBrasil, em parceria como o BID. Entre os temas estudados, “Como avançar com a atração de investimentos nos Estados”, quando ocorreu o detalhamento dos principais elementos do follow-up da atração de investimentos; do estabelecimento de prioridades, o monitoramento e a valoração do nível de sucesso, e a criação e “acompanhamento do check-list para o follow-up estratégico”. Além disso, houve exercício prático de criação do Balance Score Card para o acompanhamento da atração de investimentos. Para as próximas duas semanas estão previstos os seguintes temas: “O benchmark internacional no processo de atração de investimentos” e “Criando mensagens de marketing para a promoção internacional dos Estados.
Durante os dois dias de evento, estão programados diversos painéis compostos por autoridades, executivos de grandes empresas do Brasil e do mundo e especialistas, por meio dos quais serão abordadas oportunidades de destaque em setores como agronegócio, infraestrutura, energia e tecnologia da informação. As atividades incluirão, ainda, discussões sobre temas de interesse dos investidores, como novos modelos de negócios, iniciativas de investimento em participação e movimentações das cadeias globais de valor, entre outros.
Discursos
Na cerimônia de abertura do BIF 22, o presidente Jair Bolsonaro destacou que o Brasil é um País que tem mudado muito com um Banco Central independente e “com uma boa relação com todo o mundo, o que representa um país seguro para o investimento estrangeiro”.
Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou o crescimento econômico nacional, em meio às incertezas da pandemia e da invasão da Ucrânia. “Enquanto os grandes descem, o Brasil sobe”, comparou.
O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, garantiu que: “o Brasil é, nesse momento, o melhor lugar para se investir na América Latina. Aqui é o lugar certo para os investidores brasileiros e estrangeiros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.