Pescado saudável

Tambaqui de Juruá será vendido a partir de 8 reais neste feriado em Manaus

12 toneladas de tambaqui diretamente do rio Juruá estará sendo comercializado a partir de hoje em nova edição da Feira da FAS (Fundação Amazonas Sustentável) onde a população poderá comprar diretamente com os pescadores. Venda online do pescado também será lançada no evento

O manejo do Tambaqui em Unidades de Conservação (UC) do Amazonas é, hoje, uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda de comunidades ribeirinhas no Estado. O pescado oriundo dessas atividades, inclusive, já chega à mesa dos amazonenses através das feiras de tambaqui promovidas pelos pescadores em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Fundo Amazônia/BNDES.Nesta terça-feira  (7), a partir das 7h, acontece mais uma edição da feira, na sede da FAS, na rua Álvaro Maia, 351, bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul da capital promovida pela Associação dos Produtores do setor  Macopani do município de Juruá com apoio da FAS.Serão comercializados, pelos pescadores, tambaquis  oriundos de rios e lagos localizados dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) setor Macopani.

O presidente da a associação Dalvino Gomes afirmou que estarão disponíveis para a população vários tamanhos do pescado com preços a partir de R$ 8 reais.

A venda de peixes diretamente com os pescadores contribui para estimular o crescimento da pesca manejada dentro das Unidades de Conservação e gera renda direta às famílias, por não exigir a atuação de atravessadores e distribuidores. Todo o lucro do comércio de tambaqui na feira fica com os pescadores, estimulando o comércio justo e empoderamento comunitário.

Além disso, toda a ação tem autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Programa Bolsa Floresta (BPF), por meio do Fundo Amazônia/BNDES.

Além da tradicional feira física de Tambaqui na FAS, os apaixonados pelo sabor do pescado amazônico agora terão uma novidade, um canal para comprar tambaqui diretamente com os pescadores. É a loja virtual de Tambaqui, que será lançada também nesta terça-feira, 7,  através de uma parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável e a startup Onisafra.

Pela internet, no site da Onisafra, onde já funciona uma loja virtual para venda de produtos regionais como frutos e hortaliças, será disponibilizado um canal para vender tambaqui. O cliente acessa o site, solicita a quantidade de pirarucu desejada, efetua a compra no cartão de crédito e retira a mercadoria em local e data marcados. A ponte entre o cliente, a Onisafra e os pescadores é feita pela FAS. Saiba mais no site da Onisafra. 

Serviço

O quê: Feira do Tambaqui da FAS
Quando: terça-feira , 7 de setembro , a partir das 7h
Onde: rua Álvaro Maia, 351, bairro Parque Dez, na Zona Centro-Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.